quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Não permita que roubem sua alegria

Outro dia recebi aquele e-mail que fala das pessoas que vivem como caminhões de lixo: andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, raiva, traumas e desapontamento.Certa vez, o padre da minha paróquia me disse que muitas vezes nos deparamos com os ladrões da alegria que e lendo o tal e-mail entendi que são aqueles caminhões que à medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e às vezes descarregam sobre você.


Lembrei então da fala de um conhecido muito sábio: "Nunca tome isso como pessoal. Isto não é problema seu! É dele!"


No e-mail diz ainda: "Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem e vá em frente. Não assuma o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. A vida é muito curta, e você não precisa levar o lixo deles com você! Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos, ódio e frustrações. A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como a recebemos! "
Eu acrescento: fique tranquilo... respire... perdoe e deixe o ladrão da alegria passar... O princípio disso é que você tem a opção de não deixar que os ladrões da alegria estraguem o seu dia. Ame as pessoas que te tratam bem e peça a Deus para abençoar as que não o fazem e trate-as como gostaria de ser tratado. 
Também acho que viver assim dá trabalho... mas vale a pena!  É uma língua estranha que não estamos habituados a falar e nem sempre conseguimos, mas se todos nós exercitarmos isso e ensinarmos, pelo exemplo, para nossas crianças, seremos construtores da paz que tanto desejamos.

Benção de Aarão:
O SENHOR te abençoe e te guarde. O SENHOR faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti. O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz'. (Numeros 6,24-26)
Abençoe-nos o Deus Todo-Poderoso: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A vingança é um veneno que se bebe achando que o outro é quem vai morrer


Quantas vezes você e eu não pensamos em nos vingar daqueles que nos fazem mal, nos odeiam, caluniam, insultam ou contrariam?
Quando o espírito de vingança vier bater à nossa porta, vamos nos lembrar da atitude do Senhor Jesus diante da inquietação dos discípulos no evangelho de hoje: (Lucas 9,51-55)

Na história com os apóstolos, eles quiseram se vingar da falta de acolhida mandando fogo do céu para os samaritanos (Lucas 9,54). “Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.”(Lucas 9,55), com um simples gesto Jesus repele essa ideologia.

Será que problema está sempre nos outros? Verdade seja dita: na maioria das vezes o problema está em nós!!!

O problema aqui nesta história também não estava nos samaritanos que não quiseram receber Jesus, mas na cegueira dos discípulos enviados, que chegaram anunciando com verdade triunfante o salvador de Israel esquecendo que aquele povo era tão discriminado por eles, os judeus.

Os nossos olhos, em muitas ocasiões, ficam “impedidos de ver o outro com os olhos de Deus” e ao olharmos só as falhas, censuramos e excluímos.

No próprio evangelho de Lucas, na parábola do bom samaritano e depois no evangelho de João com a samaritana que dá água para Jesus, se destaca a acolhida deste povo que era tão discriminado pelos judeus.

Peçamos a graça de ver nossas limitações, nossas cegueiras e erros para podermos – com compaixão, misericórdia e perdão – acolher aos nossos irmãos e irmãs para não deixar que os outros “fechem as portas” do seu coração a Jesus como acabaram por fazer aqueles samaritanos.

'via Blog this'

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O que significa dar a própria vida por amor

O que é dar a própria vida em favor do outro?

Creio que significa abrir mão de si mesmo, se reencontrar consigo mesmo a ponto de se reconhecer e se amar.

Quem se ama e se conhece, busca dar limites a si mesmo e quando perde, cai, desvia, tem mais força para buscar no Espírito Santo o fôlego para subir de novo e respirar o sopro de Deus em sua vida.

Quantas bençãos, quantas graças são percebidas somente com esse reconhecimento que Deus está no controle e preciso dar a minha vida como testemunho do Cristo, pra gerar e formar Jesus Cristo vivo entre nós.

Deus o abençoe e fique com a homilia do Padre Bantu Mendonça, abaixo:

"O discipulado de Cristo, naquele tempo e hoje, tem seu preço, seu custo, ou seja, dar a própria vida por amor aos irmãos. Esta é a mensagem central para o dia de hoje.

Peça e ore ao Senhor para que Ele o ajude a abrir mão da segurança, do conforto e diversões deste mundo. Que Jesus o ensine a carregar a cruz de cada dia e a se colocar num caminho de renúncia e discipulado.

Não esqueçamos da promessa de Cristo para nós: “Quem perder a vida por minha causa, este a salvará”."

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Senhor!

Saiba que as piores malícias não poderão lançar qualquer sombra sobre nossa luz se vivermos na vigilância dos que são chamados a conduzir para o bem o mundo inteiro.

Portanto, que nossa vida responda, pois, à santidade do nosso ministério para que a graça de Deus seja anunciada em toda a parte.

Veja o texto completo em:

Homilia Diária » 2011 » setembro » 19:

'via Blog this'

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Site de traição registra mais de 11 mil mulheres em apenas um dia.

O que é que está acontecendo conosco, meu Deus? O que significa essa busca? Medo? Conformismo? Desesperança? Excesso de atitude feminina? Falta de atitude masculina? Tudo isso junto e ao mesmo tempo?

Penso estar mais do que na hora de começarmos a formular perguntas e buscar respostas dentro da gente e não fora.

Resumindo: foi criado um site, já presente em vários países, e lançado no Brasil há 42 dias, para pessoas infelizes no atual relacionamento encontrarem amantes dispostos a ter apenas casos discretos.


Nos últimos 30 anos, mais ou menos, o universo feminino tem experimentado profundas e inimagináveis mudanças. Se isso é bom ou ruim? Depende! Depende de como cada mulher encara e lida com essas mudanças. Depende da flexibilidade, da capacidade de ponderação, da noção de si em relação ao que acontece no mundo.

Enfim, mudanças são inevitáveis desde que a humanidade existe. Isto é fato e, portanto, indiscutível. Agora, sabemos que quando se trata de coração, amor e relações afetivas, as mudanças são sempre polêmicas e pedem um tempo para serem compreendidas, assimiladas e transformadas em possibilidades positivas, altruístas e criativas. Cada um no seu ritmo, ao seu tempo...

E com as mulheres de atitude, o caso não é diferente! Hoje mesmo, pra começarmos a ter uma noção de que tipo de atitude podemos estar falando, recebi uma notícia por e-mail que dizia assim: "Site de traição registra mais de 11 mil mulheres em apenas um dia. Brasil é o país com maior índice de traição e amantes nos locais onde o site já atua". Obviamente, o título me chamou a atenção e fui ler do que se trata. Resumindo: foi criado um site, já presente em vários países, e lançado no Brasil há 42 dias, para pessoas infelizes no atual relacionamento encontrarem amantes dispostos a ter apenas casos discretos.

A matéria aponta o número de registros de homens - que ainda é maior comparado com o das mulheres - e ainda arrisca estatísticas e razões para tudo isso. E fiquei me perguntando: o que é que está acontecendo conosco, meu Deus? O que significa essa busca? Medo? Conformismo? Desesperança? Excesso de atitude feminina? Falta de atitude masculina? Tudo isso junto e ao mesmo tempo?

Bem, penso que nenhuma dessas perguntas ou das respostas que poderíamos encontrar sejam um motivo por si só. Evidente que esse panorama é resultado dessas últimas décadas de mudança não só nas atitudes femininas como também nas masculinas. E muito mais vêm por aí, sem dúvida.

Somos um sistema. Não tem essa de encontrar os responsáveis. As mulheres não são o que são apenas por si mesmas e nem os homens. Afetamos e somos afetados pelo outro, sempre! Mas a impressão que me fica é a de que perguntas como essa que fiz no título deste artigo (Mulher de atitude assusta ou encanta?) jamais deveriam ser levadas em conta no momento de nortear o próximo passo feminino ou o próximo julgamento masculino e vice-versa.

Penso estar mais do que na hora de começarmos a formular perguntas e buscar respostas dentro da gente e não fora. Importa muito menos o fato de uma mulher estar encantando ou assustando os homens com suas atitudes do que o fato de ela se questionar se estas atitudes estão realmente coerentes com seu coração, seu desejo mais genuíno e as reais intenções para sua vida!

Ainda aposto que atitudes espontâneas, sintonizadas com sentimentos conscientes, sejam sempre encantadoras; enquanto que atitudes imbuídas de estratégias e joguinhos sejam sempre assustadoras, ainda que demorem a revelar estas facetas. O fato é que quanto mais as pessoas se tornam fakes, pouco importa qual imagem estão vendendo, o resultado nunca poderá ser bom!

De modo que a minha sugestão, às pessoas que se relacionam para fazer o amor valer a pena e não para pegar o primeiro atalho e amenizar os desafios da atual relação, é que procurem ter atitudes sempre. E que procurem o equilíbrio: nem se ausentar e nem se exceder. Mas como isso nem sempre é fácil, quando não souberem o que fazer, apenas esperem, em silêncio, ouvindo o próprio coração, até que a melhor resposta apareça.

Porque, no final das contas, é sempre melhor calar enquanto não houver nada de bom a dizer. Assim como é sempre melhor aquietar enquanto não houver nenhuma atitude em harmonia com seu coração a ser tomada!