http://autoconfianca.gehspace.com/
http://autoconfianca.gehspace.com/2009/08/10/autoconfianca-e-arrogancia/
A arrogância é exatamente o contrário da autoconfiança!
Para entender bem esse ponto, vamos tentar imaginar uma pessoa autoconfiante.
Pense em uma pessoa que acredita na própria capacidade de resolver problemas. Essa pessoa sabe que, seja qual for a situação que a vida lhe apresentar, ela será capaz de agir de forma adequada para superar os problemas e aproveitar as oportunidades de cada situação que surgir. Essa pessoa, da mesma forma que você ou eu, tem medo do desconhecido, do inesperado. Mas em vez de fugir e se esconder, essa pessoa procura se informar sobre o que não sabe. Quando você se informa, o desconhecido se torna conhecido e, portanto, não é mais preciso temê-lo. Por isso, essa pessoa se ocupa em formular estratégias para lidar com a nova situação. Experimenta uma solução, experimenta outra e continua fazendo experiências até acertar. Durante esse processo de experimentação, essa pessoa vai tomando nota tanto do que deu certo quanto do que deu errado. No final das contas, essa pessoa cresceu após o encontro com o desconhecido e o inesperado. Acumulou experiência, aprendeu o que funciona e o que não funciona naquele tipo de situação.
Agora, imagine que essa pessoa é você.
Ao se imaginar na pele dessa pessoa, você se sente "arrogante"? Ou se sente "seguro"?
Repare que a sensação de autoconfiança vem do ato de se informar. Quando você conhece o assunto, não precisa entregar-se a temores irracionais.
O autoconfiante se informa e planeja sua ações. O arrogante não sabe nem quer saber. |
Eu disse "temores irracionais".
Uma pessoa autoconfiante não é uma pessoa que não tem medo de nada. Ao contrário, é uma pessoa que sabe do que deve ter medo.
E essa é exatamente a diferença entre uma pessoa autoconfiante e uma pessoa arrogante.
Uma pessoa autoconfiante sabe que deve ter medo de beber e dirigir. Uma pessoa arrogante enche a cara de cerveja e briga pelo "direito" de dirigir bêbado.
Uma pessoa autoconfiante sabe que deve tomar cuidados de segurança, como usar luvas, capacete e outros equipamentos de segurança em determinadas situações. Uma pessoa arrogante diz que é "frescura", e briga pelo "direito" de não usar o equipamento.
Enfim, uma pessoa autoconfiante é guiada pela racionalidade. Ela se informa e aprende.
Já uma pessoa arrogante é guiada pela impulsividade. É uma pessoa que não sabe nem quer saber.
Quando as pessoas não aprendem direito o que precisam saber, ou ficam paralisadas com medo do desconhecido, ou se jogam de cabeça, expondo a si mesmas e a outras pessoas a riscos desnecessários.
No fim das contas, a arrogância é exatamente o contrário da autoconfiança. O arrogante não passa de alguém que resolveu fingir que sabe, em vez de realmente se informar e saber.